De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios fazem 'Marcha pela Paz' em acampamento atacado em MS

30/11/2011

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Grupos de indígenas realizam uma "Marcha pela Paz" na manhã desta quarta-feira (30), na região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Os manifestantes devem caminhar pela rodovia MS-386, desde o trevo que fica entre os municípios de Amambaí e Aral Moreira, até o acampamento Guaiviry, que foi alvo de um ataque de pistoleiros no dia 18 de novembro.

Segundo informações da Polícia Federal (PF), que investiga o caso, o ataque resultou no desaparecimento do cacique de 59 anos, da etnia guarani-kaiwá. Durante a marcha, os manifestantes devem pedir pela intensificação das investigações e pela prisão dos culpados pelo crime.

Na última semana, o governo federal determinou a permanência da Força Nacional de Segurança na região, com o objetivo de evitar novos confrontos.

A marcha foi organizada pelo movimento Aty Guasu (grande reunião) dos índios guarani-kaiwá e conta com o apoio de entidades do movimento indígena de Mato Grosso do Sul e do Brasil.


Entenda o Caso

Os índios, da etnia guarani-kaiwá, afirmam que o cacique desapareceu no início da manhã do dia 18 de novembro, quando o acampamento teria sido atacado por aproximadamente 40 homens. O líder teria sido atingido por um tiro de bala de borracha e depois colocado em uma caminhonete.

Os índios acreditam que o cacique está morto. Eles afirmam que, durante rituais religiosos, os "espíritos" revelaram a morte do líder indígena. Até o momento, o cacique não foi encontrado.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/11/indios-fazem-marcha-pela-paz-em-acampamento-atacado-em-ms.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.