De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

PF intercepta embarcação de garimpeiros próximo ao local do assassinato de servidor da Funai

27/02/2004

Fonte: CIR-Boa Vista-RR



Por volta das 15h30 de ontem, 26/2, o administrador da Funai em Roraima, Martinho Andrade Júnior, flagrou um grupo de garimpeiros no rio Couto Magalhães, próximo ao local onde foi executado o servidor do órgão indigenista federal, Valdes Marinho Lima, na última segunda-feira de carnaval, 23 de fevereiro.

O administrador comunicou o flagrante aos agentes da Polícia Federal que iniciaram desde ontem uma operação para capturar os suspeitos do crime. Usando um helicóptero Caçador da PF e uma aeronave bimotor, os agentes interceptaram o grupo de garimpeiros que rapidamente abandonou o barco, provavelmente com combustível e mantimentos, e fugiu mata adentro.

Devido a falta de condições para operar, o helicóptero Caçador não pôde pousar com os policiais para capturar os suspeitos. A rápida ação da Polícia Federal só foi possível porque 40 agentes do Comando de Operação Tática da PF estão baseados na terra indígena monitorando toda a movimentação de garimpeiros.

Um comunicado do administrador da Funai à presidência do órgão destaca que "os tripulantes do helicóptero, servidores da Polícia Federal, visualizaram que os garimpeiros quando em fuga portavam armas de fogo".
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.