De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Casos suspeitos de H1N1 aguardam exames

10/04/2012

Fonte: Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br



Na Casa de Saúde do Índio (Casai) já chega a 12 o número de yanomami internados com diagnóstico de influenza A e que estão sob investigação para análise da possibilidade de estarem infectados pelo vírus H1N1, conhecido por "gripe suína". No Hospital da Criança, mais 19 indígenas foram internados com os mesmos sintomas. Os casos ainda não têm confirmação laboratorial do vírus causador.

Conforme informações da assessoria de comunicação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), dois yanomami - sendo uma criança e um adulto - morreram com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O primeiro caso foi registrado no dia 23 de março e o segundo no dia 1.

Até o momento, não foi confirmado nenhum caso na área indígena yanomami. As amostras dos pacientes estão sob análise no Instituto Evandro Chagas (PA). A previsão é de que ainda esta semana saiam os resultados das primeiras análises.

O Laboratório Central de Roraima (Lacen) recebeu até semana passada 50 amostras de pacientes da Terra Indígena Yanomami do lado do Amazonas. Dessas, foi identificado um caso suspeito para H1N1. A amostra também foi enviada para o Instituto Evandro Chagas para identificação do sorotipo do vírus.

A direção do Hospital da Criança informou que, das crianças com suspeita de influenza A (H1N1) internadas, 14 já receberam alta, quatro ainda estão hospitalizados e um foi retirado da unidade pelos responsáveis.

Dos 19 yanomami, três tiveram resultado positivo para a influenza A sazonal, porém já foram tratados e receberam alta por não apresentarem mais sintomas da doença. Outros três pacientes tiveram resultado negativo para a influenza A e também não estão mais na unidade. Entre as demais crianças com suspeita, nove receberam alta e quatro ainda estão internadas.

Desde o ano passado até agora Roraima, não registrou nenhum caso de gripe suína, doença que em 2009 matou duas pessoas. Na época, 77 casos da H1N1 foram notificados no Estado. Desses, 38 tiveram confirmação e 39 foram descartados. Também não houve caso de indígena contaminado pelo vírus.


RECOMENDAÇÕES - O Ministério da Saúde indica medidas simples que podem evitar a transmissão de gripes e resfriados, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, antes e após contato com pacientes contaminados; evitar exposição e mudança brusca de temperatura e contaminantes ambientais; não compartilhar alimento, copo, prato, cobertor, manter ambientes arejados, ensolarados; manter limpos os objetos de uso comum, entre outras.



http://folhabv.com.br/noticia.php?id=127340
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.