De Povos Indígenas no Brasil

News

Funcionários da Norte Energia são impedidos de deixar tribo indígena

25/07/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Três funcionários estão detidos em uma tribo de Altamira.
Empresa acionou Funai para negociar liberação.


A Norte Energia, empresa responsável pela construção e manutenção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, em Altamira, no Pará, confirmou nesta quarta-feira (25) que três funcionários do grupo estão detidos na aldeia indígena de Muratu.

Segundo a Norte, os funcionários não são reféns da tribo e, apesar de não estarem sendo tratados com violência, são orientados pelos índios a não deixarem o local. A equipe foi abordada pela comunidade indígena após uma visita técnica para divulgar detalhes do projeto de transposição do Rio Xingu.

A Norte Energia informou que comunicou o caso à Fundação Nacional do Índio que negocia com os indígenas a liberação dos funcionários. O G1 tenta contato com a Funai, que ainda não se manifestou sobre o caso.

A Polícia Civil do Pará informou que ainda não foi comunicada sobre qualquer ocorrência envolvendo funcionários da Norte Energia nas terras indígenas.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/funcionarios-da-norte-energia-sao-probidos-de-deixar-tribo-indigena.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source