De Povos Indígenas no Brasil

News

Centro cultural indígena é desativado por falta de recursos

09/10/2012

Autor: Isabel Costa

Fonte: O Povo - http://www.opovo.com.br/



Enfrentando dificuldades financeiras desde 2010, o Tapeba Centro de Produção Cultural, em Caucaia, está fechado. Expectativa das comunidades do entorno é recuperar o espaço até dezembro


Referência na cultura indígena do Estado e local de visitação dos turistas, o Tapeba Centro de Produção Cultural está reduzido a uma estrutura de madeira com mato seco ao redor. O equipamento, localizado no quilômetro sete da BR-222, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, foi desativado devido a dificuldades financeiras.

Em 2005, o espaço foi construído por meio de parceria entre a Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco), a Fundação Abbé Pierre (FAP), a Associação das Comunidades dos Índios Tapebas de Caucaia e o Governo Federal. Entretanto, em 2010, como havia sido acordado antes da construção, o convênio com a instituição francesa FAP acabou. A partir desse momento, o polo deveria sobreviver sozinho com a renda do artesanato e das visitas. Entretanto, isso não aconteceu.

O centro passou a sofrer com a falta de recursos. "O convênio perdurou por cinco anos. Não foi pensado na autonomia após esse prazo. Quando finalizou, não foi possível dar continuidade e pagar água, luz", cita um dos líderes comunitários dos Tapebas, Weiber Costa.

Além de apresentações culturais e visitas agendadas, o centro cultural possibilitava que 30 artesãos comercializassem seus produtos. Dona Raimunda Rodrigues Teixeira, 67 anos, é moradora da Comunidade da Ponte e lamenta o abandono. "Era a nossa vida que estava ali, nossos antepassados", relata, se referindo ao Memorial Tapeba Cacique Perna de Pau, anexo do centro de produção.

A agente de saúde Verônica Pereira, 31 anos, diz que o espaço era importante. "O problema é não ter sido preparado para a continuação após o final do convênio. Ficou fechado, teve furtos, prejuízos", reclama. Já o líder comunitário Sérgio Rodrigues, 38 anos, disse que chegaram a fazer o princípio da reforma em julho passado. "Mas foram embora e não sabemos o motivo. A esperança é ter o centro de volta até o final do ano", afirma.

Segundo Weiber, foi firmada uma parceria com a empresa telefônica Vivo para recuperação do centro de produção. A ideia é refazer a parte elétrica e substituir a palha por telha ecológica. A reforma deve durar entre 30 e 45 dias. Weiber diz que a empresa teve problemas burocráticos e não conseguiu iniciar ao processo.

Por meio de sua assessoria de imprensa regional, a Vivo informou que possui um projeto de reforma do centro. Será uma compensação pela implantação de um cabo de fibra ótica. Não foram passados mais detalhes.


ENTENDA A NOTÍCIA

O Tapeba Centro de Produção Cultural, inaugurado em janeiro de 2005, fechou por falta de recursos, conforme O POVO mostrou na coluna Vertical do último dia 22. Expectativa é revitalizar o espaço até dezembro.



http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/10/09/noticiasjornalfortaleza,2933759/centro-cultural-indigena-e-desativado-por-falta-de-recursos.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source