De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Professores Yanomami são capacitados em informática

03/06/2004

Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR



O curso é uma parceria da Secretaria de Educação com a Comissão Pró-Yanomami

Um grupo de 24 professores Yanomami iniciou ontem o curso nos laboratórios do Núcleo de Tecnologia Educacional

Uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação com a Comissão Pró-yanomami (CCPY), vai capacitar 24 professores Yanomami com um curso de Informática e Produção de Material Didático.
A aula inaugural foi realizada ontem pela manhã nos dois laboratórios do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).

O curso será ministrado até o dia 18 deste mês no NTE que funciona no Centro de Educação Maria da Glória, antigo Supletivo do bairro São Francisco.
Os professores receberão aulas de digitação, além diagramação para produção de material didático que servirão para reforçar as aulas nas suas comunidades de origem. As aulas serão ministradas por três professores da CCPY.
Na aula inaugural, o secretário de Educação em exercício, José Airton da Silva Lima, lembrou que o curso faz parte de uma parceria que vem sendo construída pela atual gestão da educação.

Reconhecimento das escolas
Esta parceria iniciou com o reconhecimento das escolas Yanomami e se completa com a capacitação que estamos iniciando. "Esta capacitação usando o computador como ferramenta vai enriquecer a cultura Yanomami", afirmou.
Ele lembrou ainda o esforço do governador Flamarion Portela no sentido de reconhecer a necessidade da capacitação dos professores indígenas. "Nesta gestão os direitos indígenas serão sempre reconhecidos e assegurados", completou.

O coordenador da Comissão-Pró-Yanomami, Marcos Wesley, reconheceu o apoio da Secretaria de Educação no processo de desenvolvimento educacional do povo Yanomami. "Nesta administração os nossos pedidos foram sempre atendidos ou encaminhados. A maior prova disso é o apoio para realização desse curso que será muito importante para os professores e alunos Yanomami", reconheceu.

De acordo com Maristela Araújo, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional, a parceria é uma demonstração que o Governo do Estado vem adotando um comportamento sério e comprometido também com a educação indígena no Estado.
"A questão indígena sempre foi muito marginalizada. Hoje existe um convívio muito bom entre as populações indígenas e o Estado. Esse convívio será reforçado ainda mais a partir da realização deste curso", salientou.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.