De Povos Indígenas no Brasil

News

"Finalmente a justiça foi feita", comemora Funai

11/08/2004

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



O procurador da Fundação Nacional do Índio (Funai), César Augusto Nascimento, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal. "Finalmente a Justiça foi feita e os índios poderão retornar para a terra que de fato lhes pertence", destacou.

De acordo com ele, os xavante que estão há quase um ano acampados a beira da BR-158, próximo a entrada da fazenda Suiá-Missu (1.019 km de Cuiabá), vão entrar na área o mais breve possível.

A fazenda é motivo de conflito entre indígenas e posseiros há mais de cinco décadas. A situação chegou a ficar tensa em vários momentos. De um lado os índios ameaçavam ocupar a terra, do outro os posseiros tentavam impedir. Houve bloqueio da rodovia.

Até mesmo o vice-presidente da República, José Alencar, esteve em Mato Grosso para tentar resolver o impasse.

As condições insalubres nas quais aproximadamente 500 índios vivem a beira da rodovia, nas últimas semanas, levou à morte três bebês. Outras 14 crianças xavante foram internadas em hospitais de Água Boa e Canarana.

A situação de 120 crianças e de dezenas de adultos é dramática. Eles continuam usando água imprópria para o consumo. A maioria está com gripe forte e a Funasa identificou o primeiro caso de tuberculose. Grande parte está com diarréia e sente náuseas. Outros apresentam graves complicações respiratórias e desnutrição.(JP)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source