De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Portugal redescobre o Brasil, 197 anos depois

27/07/1997

Autor: Monica Torres Maia e Isabel de Paula

Fonte: O Globo



Documentos anexos


A notícia trata dos esforços da comissão bilateral do descobrimento - formada pela Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses, de Portugal, e pela Comissão Nacional do V Centenário do Descobrimento do Brasil - para preparar as comemorações de aniversário de 500 anos da chegada de Cabral nas terras brasileiras, além de rever currículos escolares para tratar melhor sobre o tema nos dois países.

--
Seminários, peças e filmes

Na área cultural, existem projetos mas faltam verbas para festejar os 500 anos do Brasil.

--
Pataxós declaram guerra a museu que os expulsaria

Os índios pataxó declararam guerra ao projeto de criação do Museu Aberto do Descobrimento, o carro-chefe das comemorações. O museu, previsto para ser fundado em Coroa Vermelha, uma das principais aldeias pataxó, implicaria a retirada dos indígenas da reserva.

--
Descobridor volta à cena

A Câmara de Santarém, a 90 km de Lisboa, onde Pedro Álvares Cabral viveu seus últimos 32 anos, começou a restaurar este ano a casa e o túmulo do navegador.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.