De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Justiça determina que índios desocupem Sesai de Boa Vista

27/01/2015

Autor: Ariane Póvoa

Fonte: Radioagência Nacional/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br



Índios que fazem manifestação na Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena em Boa Vista, Roraima, receberam, nesta terça-feira (27), uma notificação da Justiça para deixarem o local.

A ocupação começou no dia 19 deste mês.

O grupo pede a exoneração da atual coordenadora da Secretaria, Maria de Jesus do Nascimento.

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou na justiça pedindo a reintegração de posse da Sesai, na última quarta-feira.

O diretor da 1ª Vara Federal de Roraima, Raimundo Rari, informou que a Justiça deu prazo de 24 horas para a desocupação do prédio a partir da notificação, que ocorreu por volta das 5h da tarde desta terça.

SONORA

De acordo com um dos líderes da ocupação, Ancelmo Yanomami, os indígenas já entraram com recurso para suspender a decisão. O líder afirma que a motivação do protesto é o descaso com a saúde nas Terras Yanomami.

SONORA

Nessa terça-feira, a manifestação ganhou reforço. Cerca de 30 índios, das etnias Yanomami, Xirixana e Xiriana se juntaram ao movimento. Quase 90 indígenas estão no local.

Em nota, a AGU informou que a ocupação do prédio é irregular e que a manifestação está atrapalhando as atividades da Secretaria. A nota afirma ainda que foram detectados prejuízos materiais e patrimonial no local.

Os índios criticam a ação, afirmam que o protesto é pacífico e que os serviços essenciais da Sesai estão mantidos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Ministério da Saúde, mas não obteve retorno.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-01/justica-determina-que-indios-desocupem-sesai-de-boa-vista
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.