De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Yanomamis mantém servidores da Sesai como reféns, em Roraima

02/05/2015

Autor: Jaqueline Pontes

Fonte: Portal Amazônia - www.portalamazonia.com



Os indígenas pedem a exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami


BOA VISTA - Cerca de 20 servidores federais da Secretária Especial de Saúde Indígena (Sesai) são mantidos como reféns por 150 índios Yanomamis desde a última sexta-feira (1), na reserva indígena, região Surucucu de Roraima. Os indígenas pedem a exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Maria de Jesus Nascimento.

A saúde indígena é alvo de constantes críticas por parte dos índios, pois alegam descaso por parte da Secretaria Especial de Saúde Indígena. O Distrito Sanitário Especial Indígena informou que a gestora Maria de Jesus procurou a Polícia Federal e comunicou o ocorrido com os servidores na Terra Indígena Yanomami (TIY). Ainda de acordo com o Distrito, os servidores não correm risco de vida.

Além dos servidores, os Yanomamis impediram a decolagem de quatro aeronaves que realizariam o transporte de servidores da região até a capital, Boa Vista. Segundo informações do Distrito Sanitário Especial, os agentes federais encontram-se no prédio da Secretaria, na Terra Indígena, e que os indígenas informaram que só irão liberar os reféns após a saída da coordenadora Maria de Jesus.

Apenas os pilotos das aeronaves foram liberados pelos índios Yanomamis para que retornassem a capital, Boa Vista, pois dessa forma os indígenas teriam a garantia de que as quatro aeronaves, retidas na reserva, continuariam sem decolar. Soldados do 4o Pelotão Especial de Fronteiras, do Exército Brasileiro encontram-se na região de Surucucu.


Outros protestos


No dia 19 de janeiro de 2015, um grupo de indígenas da etnia Yanomami ocuparam a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Os manifestantes afirmaram que o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) abandonou as comunidades e os indígenas sofrem com a falta de saúde de qualidade.

Na época, um dos líderes da manifestação Anselmo Yanomami informou a existência de mortes de crianças sem o devido esclarecimento, falta de medicamentos nas comunidades, atendimento precário na casa de saúde e a cada dia que se passa a situação fica mais caótica. "No ano passado a gente sofreu, mas hoje está ainda pior a nossa saúde", disse o líder.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/cidades/yanomamis-mantem-servidores-da-sesai-como-refens-em-roraima/?cHash=2189b819e5c50fd4118cb6d094c8ea8f
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.