De Povos Indígenas no Brasil

News

POVO KA´APOR INTERDITA A BR-316

30/07/2015

Fonte: Jornal Vias de Fato - www.viasdefato.jor.br



A BR- 316 foi interditada na manhã desta quinta-feira (30), por indígenas Ka´apor, próximo a cidade de Nova Olinda-MA.
Prisão dos assassinos do líder Indígena Eusébio Ka´apor, instalação dos postos de vigilância, contratação de professores e melhorias na estrutura dos postos de saúde, são alguns dos itens da pauta de reivindicações.

No dia 27 de abril, O líder da aldeia Ximborendá, foi assassinado a tiros e na última quinta-feira (16), outra liderança Ka'apor , uma das mais combativas na defesa da Terra Indígena (TI) Alto Turiaçu, no Maranhão, sofreu um atentado quando visitava uma das oito áreas de proteção criadas na TI para impedir a ação de madeireiros.

Em maio, o secretárioexecutivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber César Buzzato, fez um pronunciamento no Fórum Permanente para Questões Indígenas da Organização das Nações Unidas (ONU)), em Nova York (EUA), denunciando o assassinato do indígena Eusébio Ka'apor, que morreu por lutar pela preservação da Terra Indígena (TI) Alto Turiaçu, no Maranhão.Buzatto ressaltou a ausência e omissão do Estado brasileiro, em relação à exploração ilegal de madeira dentro do território dos Ka'apor, que sofrem constantes ameaças de morte por expulsarem madeireiros da TI.

De acordo com o CIMI, as investigações sobre o assassinato de Eusébio continuam paralisadas, e nenhum dos madeireiros apontados nos depoimentos foi intimado a depor. Enquanto isso, a retirada ilegal de madeira na TI Alto Turiaçu só aumenta "e estão cada vez mais organizados", dizem os indígenas. Devido à retomada das ações, os Ka'apor voltaram a sofrer represálias. "Um dos filhos de Eusébio está recebendo ameaças constantes, estamos com medo do que pode acontecer com ele e com a gente, porque nada foi feito para intimidar os madeireiros e as comunidades ficam vulneráveis à ação dos pistoleiros", diz um indígena.

http://www.viasdefato.jor.br/index2/index.php?option=com_content&view=article&id=1248:povo-kaaapor-interdita-a-br-316&catid=34:yootheme&Itemid=204
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source