De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Corpo de menino indígena morto em Imbituba é liberado pelo IML

31/12/2015

Fonte: G1 - www.g1.globo.com



O corpo do menino indígena de 2 anos assassinado na quarta-feira (30), em Imbituba, no Sul do estado, foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Tubarão. Pouco antes das 16h, a funerária responsável estava no local para cuidar do traslado do corpo da criança para Chapecó, no Oeste, local de origem da família.

O crime ocorreu por volta do meio-dia. Segundo testemunhas, a criança se alimentava ao lado da mãe, em frente à rodoviária da cidade, quando um desconhecido se aproximou e atingiu o pescoço do menino com uma faca. A criança morreu no local. A mãe ficou em choque, segundo a polícia.


Câmeras de segurança


Uma câmera de segurança da região mostra um rapaz de mochila caminhando em direção à rodoviária (veja vídeo abaixo). Ele some da imagem e,
instantes depois, reaparece correndo. A polícia acredita que ele seja o autor do crime. Até a tarde desta quinta, porém, não havia informações de que ele tivesse sido identificado.


Suspeita descartada


Ainda na tarde de quarta, a polícia chegou a deter um suspeito com o tipo físico parecido com o do assassino, mas ele foi liberado à noite após prestar depoimento. Segundo informações da delegacia de Imbituba, a polícia descartou a participação dele no crime.

O homem, que estava em liberdade provisória, assinou um termo circustanciado por porte de pequena quantidade de droga.

Nesta quinta, as investigações continuavam, mas ninguém havia sido preso até a publicação desta reportagem. Um dos caminhos seguidos pelos agentes é a procura de novas imagens que possam ter sido registradas pelas câmeras da região.

"Infelizmente uma das câmeras, que poderia ajudar, não estava funcionando", afirmou o agente Fábio Luís.


Família recebeu atendimento


No final da manhã desta quinta-feira, os pais do menino indígena receberam atendimento de integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e foram para o IML cuidar da liberação do corpo.

Os indígenas pertencem ao povo kaingang. "Ela [mãe] e o marido vieram [a Imbituba] para vender artesanato. Iam ficar na região até o carnaval", disse o delegado Rogério Taques, responsável pelo caso.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/12/corpo-de-menino-indigena-morto-em-imbituba-e-liberado-pelo-iml.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.