De Povos Indígenas no Brasil

News

Sebastião Salgado vai produzir trabalho fotográfico com indígenas do Acre

11/03/2016

Fonte: Portal Amazônia- http://portalamazonia.com



O renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, chegou ao Acre nesta sexta-feira (11) e foi recebido pelo senador Jorge Viana, e pelo sertanista José Carlos Meirelles. Salgado produzirá um trabalho fotográfico com os povos indígenas Ashaninkas do rio Amônia, em Cruzeiro do Sul.

A finalidade dos trabalhos é, segundo Salgado, mostrar toda a nobreza dos povos indígenas da Amazônia. "Nós somos o único País no mundo que possui 13% do seu território indígena, e temos o privilégio de conviver com a sua pré-história humana. Queremos que as próximas gerações cuidem mais da nossa raça", disse o fotógrafo ao governador.

A agenda contou, ainda, com a participação do assessor Especial Indígena, Zezinho Kaxinawa e do diretor de Assuntos Indígenas, Marcelo Piedrafita, da chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, da secretária de Turismo Rachel Moreira, e da secretária de Comunicação, Andréa Zílio.

Além de dar boas vindas ao fotógrafo reconhecido nacional e internacionalmente, Tião Viana contou um breve histórico da formação política e social da Amazônia, em especial dos povos indígenas que habitam a floresta acreana.

Salgado contou ao governador sobre os principais trabalhos fotográficos de sua autoria realizados no mundo, entre eles Gênesis, Êxodo e Serra Pelada, além de outros trabalhos com outras etnias indígenas do Brasil, e seu processo de formação histórica."A variante indígena é o componente mais forte racial brasileiro. E falta reconhecimento porque é uma cultura tão rica, são tantas origens. A vontade que eu tenho é de fazer um trabalho fotográfico onde a gente possa criar um grande livro de fotografia para as escolas, as universidades e as próximas gerações", conta o fotógrafo.


Sebastião Ribeiro Salgado Júnior


Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimorés (MG), em 1944. É doutor em economia e durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Já, quando estava em uma viagem na África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café em angola, Sebastião decidiu tornar-se fotógrafo.

Enquanto estava em Paris, documentou perturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Realizou viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, onde documentou as condições de vida dos camponeses e dos índios, que se encontram no livro Autres Ameriques, de 1986.

Trabalhou por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, e registrando a devastação causada pela seca na década de 1980. Já entre 1986 e 1992, produziu a série Trabalhadores, em que documentou o trabalho manual e as árduas condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo. Em 1994, criou sua própria empresa: a Amazonas Imagens.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/variedades/sebastiao-salgado-vai-produzir-trabalho-fotografico-com-indigenas-do-acre/?cHash=2ce29c78a3823e679eeae1a428c2792b
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source