De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios não mais negociam com presidente da Funai e exigem sua demissão

31/03/1984

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro-RJ)



Documentos anexos


Os Kayapó Metyktire, que bloquearam a rodovia BR-080 e sequestraram a balsa que faz a travessia do Rio Xingu, não querem mais negociar a extensão de seu território com o presidente da Funai, Otávio Ferreira Lima. Estão exigindo agora sua demissão.
Segundo funcionários da Funai há receio de uma possível ameaça de invasão à sede da Funai em Brasília. Mais de 200 lideranças indígenas estão em Brasília para participarem de um encontro no Congresso Nacional sob a coordenação do Deputado Mário Juruna. O medo da Funai é que durante os quatro dias de reunião, ocorra a invasão de sua sede.
Segundo Juruna, todos os índios do país estão revoltados com a intransigência do presidente da Funai em relação à questão dos Metyktire.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.