De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

'Os índios são vítimas por estarem no caminho dos tratores e das motosserras'

12/05/2017

Autor: NETO, Ernesto

Fonte: O Globo, Segundo Caderno, p. 1



'Os índios são vítimas por estarem no caminho dos tratores e das motosserras'
Artista viajou com os huni kuin para apresentar a instalação 'Um sagrado lugar' na Bienal de Veneza

Ernesto Neto

Antes da apresentação em Veneza, Ernesto Neto já havia viajado com os huni kuin para outros países, como Espanha, Áustria e Dinamarca. No texto escrito a mão na parede próxima à instalação "Um sagrado lugar", na mostra principal de Veneza, o artista protesta contra o avanço sobre a floresta e seus povos, ameaçados pelas mudanças na Funai e nas regras da demarcação das terras indígenas.

A apresentação com os huni kuin também tem o objetivo de alertar para as questões que envolvem as terras indígenas?
Os povos da floresta estão sofrendo com as ações do governo brasileiro, do Congresso e do Judiciário justamente por estarem no caminho dos tratores e das motosserras. Estamos dando um tiro na testa ao permitirmos mais esta agressão contra os índios, tenho certeza de que dentro da sabedoria e da ciência deles está a saída para esta dor e o sofrimento em que a Humanidade está mergulhada. As imagens da polícia reprimindo o protesto dos índios em frente ao Congresso Nacional é uma das maiores brutalidades a que assistimos nos últimos tempos. Ali, podemos nos perguntar: quem são os civilizados nessa história?

Acredita que o público da Bienal consiga compreender esta questão por meio da sua obra?
Pelo meu trabalho, isso não fica evidente. O público entende mais a força da cultura dos huni kuin, todo mundo que entra na estrutura se sente mais sereno, se conecta com a realidade deles. Os valores deles são muito diferentes dos ocidentais, coisa que, aliás, nós não somos. Nossa cultura é baseada na herança indígena e africana. Tenho certeza de que a saída para o mundo, se ainda houver tempo, vai passar pela cultura dos povos da floresta.

Essa mudança ainda é possível?
Acho que existe uma mudança de consciência, sim, vejo um processo de transformação em iniciativas como a valorização dos orgânicos, em novos modos de vida que privilegiam o contato, o coletivo. A mensagem que os índios nos trazem é que não estamos aqui para desperdiçar as nossas vidas, que brincar é uma coisa séria, deliciosa.

O Globo, 12/05/2017, Segundo Caderno, p. 1

https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/ernesto-neto-os-indios-sao-vitimas-por-estarem-no-caminho-das-motosserras-21328864
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.