De Povos Indígenas no Brasil

News

Comissão da Câmara sugere à Europa barreiras para produtos que violam direitos indígenas

02/08/2017

Autor: Renata Martins

Fonte: Radioagência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br





A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados quer que o Parlamento Europeu estabeleça barreiras para importação de produtos brasileiros cujo a produção esteja vinculada às violações de direitos dos povos indígenas.



O encaminhamento foi feito nesta terça-feira (02) durante evento da comissão sobre os conflitos nas demarcações de terras indígenas.



O encontrou contou com a presença da deputada do Parlamento Europeu Julie Ward. Ela foi à Câmara dos Deputados após 12 dias visitando comunidades indígenas do Pará.



A parlamentar europeia conheceu dois povos no sudeste do Pará: os Xikrin e os Pakatejê.



De acordo com Julie, as ações de mineração na região estão tornando a vida nas aldeias insustentável. E destacou problemas como a poluição dos rios, que têm impedido a pesca e causado problemas de saúde entre os indígenas. A deputada disse que os abusos serão divulgados em organismos internacionais.



Julie, que é do Partido dos Trabalhadores do Reino Unido, afirmou que vai levar a demanda dos deputados brasileiros ao parlamento europeu.



Sonora: "Se um acordo comercial está sendo negociado, como por exemplo, está sendo negociado agora entre Mercosul e União Europeia, aonde estão os direitos humanos nessas negociações? Porque direitos humanos estão no coração, no cerne da União Europeia."



O parecer da Advocacia-Geral da União que estabeleceu que só têm direito a demarcação da terra povos originários que já estavam nas áreas reivindicadas em outubro de 1988 - data da promulgação da Constituição foi alvo de críticas. A medida - aprovada pelo presidente Michel Temer, fixou um entendimento do STF no caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para todos os demais processos demarcatórios.



O subprocurador-geral da República Luciano Mariz criticou o parecer.



Sonora: "É como se tivessem anulando, extinguindo, dizimando com uma canetada os indíos pro não estarem na terra no dia 5 de outubro. Esquecendo que o próprio Supremo mencionou que a dinâmica de ocupação revelada pela antropologia que precisa dizer: Por que o índio não mais está lá? Quem o forçou a sair? Quais foram as guerras que teve que travar? Para onde teve que se esconder para não ser morto?"



Lideranças indígenas também reclamaram do corte de 75% no orçamento da Funai, órgão do governo federal responsável pelas políticas indigenistas.






http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2017-08/comissao-da-camara-sugere-europa-barreiras-para-produtos-brasileiros
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source