De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Xavante pedindo esmola? O indigenista estranha

01/02/1984

Fonte: Diário do Povo (Campinas/SP)



Documentos anexos


O chefe xavante Alexandre Tsereptse esteve em Campinas solicitando donativos a seu povo. Diante disso, Omar Landi, ex funcionário da Funai em contato direto com os índios, expõe que "o mais preocupante não é ver um Xavante de cidade em cidade tentando obter recursos para a tribo, mas se os Xavante precisam esmolar, o que não estão passando as outras comunidades indígenas no Brasil?".

A explicação do indigenista é baseada na força e consciência política dos Xavante, que, segundo ele, "sabem sobre seus direitos e como conseguí-los" e já derrubaram três presidentes da Fundação. Alexandre Tsereptse aparecer em Campinas, com a carteirinha da Funai, solicitando donativos, preocupa Landi: "por que eles obtiveram documento e carteirinha da Funai para mendigar?".

Os Xavante têm chefes de posto, tratores, colhedeiras, médicos, roças mecanizadas e até tambores de gasolina correspondente à gasolina recebida por todas as tribos do Alto Solimões por semestre. Mas não são os Xavante que estão errados. Eles têm realmente que exigir. É a Funai que está esquecendo seus objetivos. Se os Xavante estão mendigando, como estão aqueles que sequer podem deixar sua aldeia?".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.