De Povos Indígenas no Brasil

News

UFRR sedia Seminário Nacional dos Povos Indígenas

20/11/2017

Fonte: Folha Web folhabv.com.br



A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove a partir de amanhã, 21, até a quarta-feira, 22, as atividades do Seminário Nacional dos Direitos dos Povos Indígenas.

De acordo com o Moitará (Grupo de Pesquisa de Direitos Étnicos), o evento terá carga horária de 20 horas, sendo a iniciativa uma parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), Ministério Público Federal (MPF) e as Prós-reitorias de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG) e de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRR. As inscrições foram encerradas no dia 17.

O Seminário irá discutir, entre outros pontos, os desafios no cumprimento dos direitos indígenas no Brasil, pois a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas (DDPI) foi promulgada pela Organização das Nações Unidas há 10 anos. A programação inclui ainda minicurso, palestras e apresentações culturais.

"Nessa programação, a gente resolveu incluir diversas situação para discussão, como questões de gêneros, tema esse muito voltado para as mulheres e também das crianças, ou seja, os dilemas e desafios para a aplicação do direito intercultural, que leve em conta as diferenças dessas duas parcelas, levando em conta as especificidades de cada povo, além de outras questões pertinentes aos povos indígenas", ressaltou a subprocuradora-Geral da República e professora da Universidade de Brasília (UnB), Ela Wiecko Volkmer de Castilho.

As ações do evento vão iniciar a partir das 17 horas, com o credenciamento dos participantes no auditório Alexandre Borges, enquanto as atividades culturais e a abertura das discussões estão previstas para às 18h30.

O evento conta com palestrantes indígenas e não indígenas de referência nacional e regional, procurando discutir aspectos relevantes das demandas atuais e históricas dos povos indígenas, como o direito à terra, ao pluralismo jurídico, autonomia, consulta e as perspectivas de garantias jurídicas para mulheres e crianças.

"Esse ano se comemora os 10 anos da declaração da ONU dos direitos dos povos indígenas. Apesar dessa declaração já possuir uma década, ela não é muito conhecida, então, essa é uma maneira de comemorarmos e também de difundir mais o que traz essa declaração", salientou Ela.



VEJA A PROGRAMAÇÃO

LOCAIS DAS ATIVIDADES

Auditório Alexandre Borges: Credenciamento, abertura e mesas redondas

Salas do bloco do CCHLA: Minicursos



DIA 21 (TERÇA-FEIRA)

17h às 18h30 - inscrição e credenciamento dos participantes

18h30 às 19h - Apresentação cultural

19h - Mesa de Abertura (presença de autoridades locais e da organização do evento)

20h - Conferência Inaugural: Os desafios dos direitos indígenas nos 10 anos da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas (DDPI)

Conferencistas: Ângela Pires (ONU/Brasil) e Davi Kopenawa (Povo Yanomami)

Moderadora/debatedora: Leda Martins (Pitzer College/EUA)

22h - Encerramento



DIA 22 (QUARTA-FEIRA)

9h às 12h - Minicursos

1) Direito à autodeterminação e à autonomia dos Povos Indígenas na DDPI - Ana Catarina Zema de Resende (UnB) e Luiz Henrique Matias da Cunha (UnB)

2) Regularização das terras indígenas - Alessandra Minadakis Barbosa (AGU/GO)

3) Os desafios da participação de indígenas nos espaços de tomada de decisão à luz do artigo 18 da DDPI - Keyla Pataxó (Povo Pataxó e UnB)

4) "Serviços culturalmente adequados" e direitos das crianças indígenas: do artigo 22 da DDPI à Resolução no. 181/2016 do CONANDA - Assis da Costa Oliveira (UFPA)

5) Gênero e Povos Indígenas - Elaine Moreira (UFRR)

14h - Mesa 1: Direitos indígenas nas Américas: terras e territórios em perspectiva comparada

Palestrantes: Joênia Wapichana (Povo Wapichana e CIR), Sandra Nascimento (UniCEUB), Ana Catarina Zema de Resende (UnB)

Moderadora/debatedora: Luana Menezes (UnB)

16h - Intervalo para Coffee Break

16h30 - Mesa 2: Direitos das Mulheres e das Crianças: dilemas e desafios para aplicação intercultural com os povos indígenas

Palestrantes: Leia Macuxi (Povo Macuxi), Elaine Moreira (UFRR), Carlos Cirino (UFRR)

Moderador/debatedor: Assis da Costa Oliveira (UFPA)

18h30 - Intervalo para Coffee Break

19h - Mesa 3: Povos Indígenas, Pluralismo Jurídico e Interculturalidade: entraves e possibilidades

Palestrantes: Júlio Macuxi (Povo Macuxi e CIR), Ela Wiecko Volkmer de Castilho (UnB), Erika Macedo Moreira (UFG), Edson Damas (MPE/RR)

Moderadora/debatedora: Meire Cabral (UnB)

21h - Encerramento do evento



http://www.folhabv.com.br/noticia/UFRR-sedia-Seminario-Nacional-dos-Povos-Indigenas/34250
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source