De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Morte de xavante inicia disputa do poder em reserva

03/05/1978

Fonte: O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)



Documentos anexos


Com a morte do cacique Apoena, principal liderança entre as comunidades xavante, a Fundação Nacional do Índio se preocupa com os possíveis sucessores, mas o presidente Ismarth de Araújo Oliveira afirma que o órgão indigenista não deve interferir na questão.

A principal procupação da FUNAI é em relação a um grupo mais jovem que teria escolhido Surupredi como chefe dos Xavante, o que, na visão de Ismarth, acarretaria no acirramento do conflito com os fazendeiros que invadiram as terras indígenas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.