De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

De Araguaia ao interior paulista, conheça a história de Maycon, índio atacante do Mirassol

18/10/2018

Fonte: Portal O dia https://www.portalodia.com/



O sonho é o mesmo de qualquer criança: ser jogador de futebol. O caminho para realizar essa vontade é parecido com muitos jovens. Mas a saudade de casa para o atacante Maycon, do sub-17 do Mirassol, é um pouco diferente.

- De caçar, pescar, da roça. Saudade demais. Nunca me acostumei com a cidade, sempre lembro de lá. As coisas são diferentes, é simples, calmo - diz o atacante.

Maycon é, na verdade, Kurehênin-Karajá. Índio nascido às margens do Araguaia, em Tocantins e descoberto por um olheiro do Mirassol, que o levou para as categorias de base do time da região de São José do Rio Preto, no Noroeste Paulista.

O jovem voltou para casa em três anos no Leão somente em três oportunidades. A viagem dura mais de um dia. Já sua família jamais viajou ao interior paulista.

- Quando eu ouço o locutor narrando o nome dele... Já ouvi alguns gols dele aqui pela rádio. Isso é muito emocionante, nos deixa muito orgulhos, fico sem palavras - diz Idionor Guarani, tio de Maycon.

O caminho do jovem jogador para ser profissional ainda é longo, mas Maycon está no caminho. O rápido atacante tem três gols no Paulistão sub-17 e tem pela frente, talvez, seu maior desafio até aqui. O Leão joga contra o Corinthians nos dois próximos sábados por uma vaga na semifinal do estadual.


https://www.portalodia.com/noticias/campeonato-brasileiro/de-araguaia-ao-interior-paulista,-conheca-a-historia-de-maycon,-indio-atacante-do-mirassol-337696.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.