De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Indígenas Parakanã denunciam ataque a tiros de pistoleiros na TI Apyterewa, no Pará

26/05/2025

Autor: Chellsen Carneiro

Fonte: Folha do Progresso - https://www.folhadoprogresso.com.br



Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reiterou que a Força Nacional de Segurança Pública está atuando na TI Apyterewa em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Indígenas Parakanã denunciaram que foram alvo de um novo ataque a tiros de pistoleiros contratados por invasores da Terra Indígena (TI) Apyterewa em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, neste sábado (24). Não houve feridos. Este é o sexto ataque em seis meses.

Imagens feitas pelos indígenas mostram que, no local, também estavam presentes homens da Força Nacional de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). De acordo com os moradores da área, os pistoleiros usavam metralhadoras e outras armas pesadas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reiterou que a Força Nacional de Segurança Pública está atuando na TI Apyterewa em apoio à Funai. O Ministério detalhou que a Força Nacional foi ao local indicado para verificar a denúncia, mas não encontrou os invasores na região, conhecida como aldeia de Caré ou Cacaueira, nas proximidades da aldeia Tekatawa.

O órgão disse ainda que a Força Nacional tem intensificado a presença e o patrulhamento na região com o objetivo de garantir a segurança e a preservação da ordem pública. Os indígenas pedem ações mais eficazes para que não haja novos episódios de invasão e violência.

https://www.folhadoprogresso.com.br/indigenas-parakana-denunciam-ataque-a-tiros-de-pistoleiros-na-ti-apyterewa-no-para/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.