De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Protagonismo feminino: coordenadoras regionais da Funai são recebidas na sede da instituição em Brasília

13/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Das dez mulheres indígenas titulares de Coordenações Regionais (CRs) da Funai, oito participaram da 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas e IV Marcha Nacional de Mulheres Indígenas. O evento ocorreu no período de 2 a 8 de agosto no Complexo Cultural Funarte, em Brasília. As coordenadoras regionais acompanharam as delegações de mulheres indígenas dos territórios abrangidos pelas respectivas CRs.

Em meio às atividades da programação, as coordenadoras da Funai foram recebidas na sede da instituição pela presidenta Joenia Wapichana, onde puderam conhecer as diretorias e o trabalho desenvolvido a partir de Brasília.

Uma delas, Edilena Krikati, da CR Maranhão, localizada na Região Nordeste, foi aprovada no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ela está à frente da unidade regional da Funai desde 2023 e, agora, é servidora efetiva, consolidando a presença indígena na autarquia indigenista - antigo anseio dos povos indígenas conquistado na atual gestão da Funai com a reserva de 30% das vagas para candidatos indígenas.

Edna Yawanawa assumiu há dois meses a CR Juruá, localizada no estado do Acre, na Região Norte. É a primeira vez que uma mulher indígena ocupa esse espaço na referida unidade regional. Ela conta que não foi fácil conquistar esse protagonismo feminino.

"Me sinto honrada pela confiança depositada para realizar esse trabalho. Há sempre um desafio de não acreditarem que dará certo. Mas estou disposta a fazer acontecer, contando com os servidores que já têm experiência e tirando dúvidas tanto com a equipe local quanto com a de Brasília. Estou sentindo essa reciprocidade e sou muito grata", afirmou.

O'e Paiakan Kaiapo é titular da CR Kayapó Sul Pará, localizada no estado do Pará, também na Região Norte. Além de participar das atividades da programação da conferência e da marcha, ela atuou como tradutora das mulheres indígenas Kayapó e Mebêngôkre-Kayapó, das Terras Indígenas Kayapó, Las Casas e Xikrin do Cateté. Para a coordenadora regional, essa recepção na presidência da Funai traz visibilidade e empoderamento para as mulheres indígenas.

"É de suma importância trazer as mulheres aqui, fazer essa intermediação para que apresentem elas mesmas as suas demandas. Como coordenadora regional e referência para elas, escuto suas reivindicações e dou retorno sobre o que precisam. Ser recebidas pela própria presidenta da Funai e apresentar seus anseios também é importante porque são elas que cuidam do território", afirmou.

Também visitaram a sede da Funai e participaram da programação das mulheres indígenas em Brasília, as coordenadoras regionais Priscila Karipuna, da CR Amapá e Norte do Pará; Maria Inês Freitas, da CR Passo Fundo; Maria do Rosário Martins, da CR Rio Negro; Marizete Macuxi, da CR Roraima; e Irê Kayabi, da CR Xingu.

A IV Marcha das Mulheres Indígenas e a 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas foram realizadas em parceria entre o Ministério das Mulheres, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), com apoio de diversas instituições, entre elas, a Funai.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/protagonismo-feminino-coordenadoras-regionais-da-funai-sao-recebidas-na-sede-da-instituicao-em-brasilia
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.