De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Comunidade da Terra Indígena Kanela (MA) recebe oficina sobre uso do fogo

25/07/2025

Fonte: Ibama - https://www.gov.br/ibama/pt-br/



Comunidade da Terra Indígena Kanela (MA) recebe oficina sobre uso do fogo
Capacitação do Ibama busca promover alternativas ao uso do fogo e planejamento no combate aos incêndios florestais

São Luis/MA (25/07/2025) - Uma oficina com atividades voltadas à sensibilização para alternativas para uso do fogo foi desenvolvida na Terra Indígena (TI) Kanela, no Maranhão, neste mês de julho. A ação foi promovida por equipe de Educação Ambiental e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ambos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A Oficina de Educação Ambiental para o Manejo Integrado do Fogo (OEAMIF), inédita na TI, foi oferecida aos indígenas da aldeia Escalvado, que puderam desenvolver o "eu-educador", além de elaborarem mapas falados e de construírem uma linha do tempo e um plano de ações para o combate aos incêndios florestais. A capacitação contou com ampla participação da comunidade e das lideranças locais, reunindo um total de 55 pessoas, que demonstraram grande interesse pelas temáticas abordadas e comprometimento com a execução das ações planejadas.
Durante as atividades, as equipes do Ibama visitaram uma área em recuperação de uma nascente, trabalho que foi iniciado pela brigada da TI junto com a comunidade. Outro momento marcante foi a feira da sociobiodiversidade, onde foram apresentados artesanatos locais, alguns confeccionados com materiais naturais como talos de buriti, linha de tucum e cabaça.

https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2025/comunidade-da-terra-indigena-kanela-ma-recebe-oficina-sobre-uso-do-fogo
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.