De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Justiça Federal recebe denúncia do MPF em caso da maior apreensão de ouro ilegal já registrada no país

14/10/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



A Justiça Federal aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) referente à maior apreensão de ouro ilegal já registrada no Brasil. O denunciado é Bruno Mendes de Jesus, flagrado em agosto deste ano transportando 103,1 quilos de ouro, avaliados em mais de R$ 54 milhões, pela BR-401 (Ponte dos Macuxis), em Boa Vista (RR). Segundo o MPF, o metal precioso, de propriedade da União, era transportado sem qualquer documentação ou autorização legal.

Mendes, que foi preso em flagrante na ocasião e permanece detido preventivamente, não possuía qualquer documentação que comprovasse a origem legal do metal. A suspeita é de que o material tenha sido extraído de garimpos clandestinos situados em áreas de proteção ambiental e terras indígenas, que tem sido alvo frequente de investigações sobre mineração ilegal.

O MPF ressaltou que as investigações continuam e que outras pessoas envolvidas na cadeia de transporte e comercialização do ouro podem ser responsabilizadas. Além disso, a denúncia não exclui outros crimes, que seguem em apuração. A atuação das autoridades se insere em um esforço mais amplo de combate à mineração ilegal e seus impactos sociais, ambientais e econômicos.

Caso condenado, o denunciado responderá por crimes previstos na legislação ambiental e no Código Penal, como usurpação de bem da União. A atuação no caso foi do 2o Ofício da Amazônia Ocidental do MPF - especializado no combate à mineração ilegal e a crimes relacionados, como lavagem de dinheiro, associação criminosa e delitos ambientais - e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (Gaeco/MPF).

https://www.mpf.mp.br/rr/sala-de-imprensa/noticias-rr/justica-federal-recebe-denuncia-do-mpf-em-caso-da-maior-apreensao-de-ouro-ilegal-ja-registrada-no-pais
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.