De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Amazonas cria Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica

19/10/2025

Autor: Cleyton Vilarino

Fonte: Globo Rural - https://globorural.globo.com/



Amazonas cria Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica
Documento prioriza a agricultura familiar, indígena, quilombola e assentamentos da reforma agrária

O Amazonas oficializou na última semana o lançamento de um Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo/AM) tornando o Estado o oitavo do país a contar com um plano estruturado voltado à agroecologia e produção orgânica.

A oficialização se deu durante o 13o Congresso Brasileiro de Agroecologia na última sexta-feira (17/10) em Juazeiro, na Bahia. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e estabelece diretrizes para o fortalecimento de sistemas produtivos orgânicos e agroecológicos no estado.

O estado foi representado no evento pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Amazonas (Ceapo), Alexandre Henrique Araújo, e pelo engenheiro agrônomo Eduardo Rizzo, responsável pela coordenação do grupo que elaborou o plano.

O documento prioriza a agricultura familiar, indígena, quilombola e assentamentos da reforma agrária, além de reconhecer a importância da agrobiodiversidade e do conhecimento tradicional da região. O plano também está alinhado ao direito humano à alimentação saudável e adequada.

"O Plano dá visibilidade nacional ao Amazonas, fortalecendo a execução de políticas públicas voltadas à agroecologia e à produção orgânica. É um marco para os produtores e para o meio ambiente", destacou Araújo durante a cerimônia.

https://globorural.globo.com/agricultura-familiar/noticia/2025/10/amazonas-cria-plano-estadual-de-agroecologia-e-producao-organica.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.