De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Museu indígena em Florianópolis celebra ancestralidade com feira de resistência

18/10/2025

Fonte: ND Mais - https://ndmais.com.br



A história de Florianópolis não começa com a chegada dos colonizadores. Antes da fundação da cidade, já existiam povos, espiritualidades e modos de viver que moldaram este território. Essa é a mensagem do Mini Museu da Cultura Viva Goj Ta Sá, localizado no Saco dos Limões, que convida o público a refletir sobre a presença indígena em Florianópolis - no passado, no presente e no futuro.

O painel propõe o resgate da narrativa indígena a partir de quem a vive e transmite, rompendo com a lógica colonial. Lideranças das etnias Kaingang, Guarani e Laklãnõ/Xokleng se reuniram com a equipe técnica do projeto Fomento à Cultura Ancestral em Florianópolis, para avaliar e validar os conteúdos produzidos para cada um dos painéis do Mini Museu Indígena - Cultura Viva Goj Ta Sá.

Com esta nova etapa, o Museu cada vez mais reafirma seu papel como instrumento de diálogo, educação e valorização da cultura indígena. Junto ao lançamento do painel, haverá a realização da Feira da Resistência Indígena, com a venda de artesanatos, mutirão agroecológico, roda de conversa, comida típica dos povos, além da programação de apresentações artísticas e culturais.

O projeto é executado pela Associação Laboratório Terra Orgânica em parceria com a Associação Indígena Ponto de Cultura Goj Ta Sá. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar da Mandata Bem Viver, através da Secretaria Municipal de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis.

O trabalho vai até dezembro, sempre com a realização de uma feira com programação cultural e o lançamento de um novo painel a cada mês. Ao final, será composto um verdadeiro museu vivo, interativo e educativo.

Feira da Resistência Indígena é realizada junto a Museu indígena
Data: dias 18 e 19 de outubro
Horário: Das 9h às 18h
Local: Casa de Passagem Indígena e Ponto de Cultura Goj Ta Sá - Av. Prefeito Waldemar Vieira, 848 - Saco dos Limões, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Aberto ao público

https://ndmais.com.br/cultura/museu-indigena-em-florianopolis-celebra-ancestralidade-com-feira-de-resistencia/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.