De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

COP30: Funai reforça importância do Ciclo COParente para a participação dos povos indígenas no debate climático

11/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Depois de 14 etapas e 15 encontros regionais promovidos em todos os biomas do país, o Ciclo COParente chega à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA). A iniciativa foi articulada pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Nesta terça-feira (11), o Ciclo COParente marcou a Aldeia COP, programação organizada pelo MPI para acolher cerca de três mil indígenas que participam da COP30. Foi um momento para celebrar a finalização dos ciclos e reforçar a participação dos povos indígenas, suas organizações e instituições indigenistas de todo Brasil nos debates da Conferência do Clima.

Presente na programação da Aldeia COP, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, pontuou que as etapas regionais dos ciclos foram momentos preparatórios para que os povos indígenas e suas organizações chegassem à COP30 sabendo a importância do evento no debate climático.

Aqui na Conferência do Clima, teremos mais de 300 representantes indígenas que participarão dos espaços oficiais do evento, que foram escolhidos e preparados para estarem aquiJoenia Wapichana, presidenta da Funai
"Os povos indígenas, de diferentes biomas, trazem seus conhecimentos, suas ancestralidades, suas culturas para fazerem diferença nesta COP, que é um espaço internacional de decisões importantes. E aqui na Conferência do Clima, teremos mais de 300 representantes indígenas que participarão dos espaços oficiais do evento, que foram escolhidos e preparados para estarem aqui, acompanhando as discussões. O que antes era muito distante, agora se torna uma realidade, com uma participação maior e mais efetiva dos nossos povos na defesa da biodiversidade", afirmou a presidenta da Funai.

A secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ceiça Pitaguary, disse que a representação dos povos indígenas na COP30 irá reafirmar a importância da demarcação das terras indígenas e a presença indígena em debates internacionais.

"Chegamos à COP30 com uma grande representação de indígenas nos debates internacionais. Nós, do Ministério dos Povos Indígenas, nos debruçamos neste trabalho em todo o país, que foi o Ciclo COParente, para que os delegados indígenas, escolhidos nas etapas regionais, pudessem mostrar tudo que passamos para chegar até aqui, e ainda a voz dos povos indígenas dos diferentes biomas, os seus desafios e suas contribuições", reforçou a secretária Ceiça.

Ciclo COParente
O Ciclo COParente é coordenado pelo Ministério dos Povos Indígenas em parceria com a Funai e diversas organizações indígenas do Brasil, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). Foi construído para informar e qualificar a participação de lideranças sobre os debates e negociações, além de alinhar os discursos indígenas, que ocorrerão durante a COP30 que segue até o dia 21 de novembro, no Pará.

Nós, do Ministério dos Povos Indígenas, nos debruçamos neste trabalho em todo o país, que foi o Ciclo COParente, para que os delegados indígenas, escolhidos nas etapas regionais, pudessem mostrar tudo que passamos para chegar até aquiCeiça Pitaguary, secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do MPI
Os principais objetivos da participação indígena são para as negociações na Zona Azul da Conferência para firmar a demarcação de terras indígenas como política pública de mitigação da crise climática, obter financiamento direto de fundos internacionais para a proteção dos territórios indígenas e implementar os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs).

Desde o início de 2025, o Ciclo percorreu todas as regiões do Brasil. O termo COParente diz respeito aos parentes indígenas participando junto com o Governo Federal, por meio do MPI, na formulação das posições indígenas que serão apresentadas durante o maior evento sobre mudança climática do mundo.

COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, também conhecida como Conferência das Partes ou COP 30, é um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. Este é considerado um dos principais eventos do tema no mundo.

Os principais temas a serem discutidos incluem redução de emissões de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; preservação de florestas e biodiversidade; e justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/cop30-funai-reforca-importancia-do-ciclo-coparente-para-a-participacao-dos-povos-indigenas-no-debate-climatico
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.