De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Indígenas recebem novas áreas

13/09/2001

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



O governo do Estado assinou ontem a escritura de desapropriação amigável da área de Água Grande, no município de Camaquã, para o assentamento de oito famílias de índios mbiá-guaranis. Com 165,33 hectares, Água Grande é uma das três áreas que estão sendo desapropriadas, neste ano, para assentar cerca de 30 famílias da nação Mbiá-Guarani. As outras duas áreas são a Inhacapetum, em São Miguel das Missões, e a Coxilha da Cruz, no município de Barra do Ribeiro.
Segundo o secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Tarcísio Zimmermann, o Estado está investindo mais de R$ 1 milhão para a desapropriação dessas três áreas, sendo que R$ 846 mil já foram pagos aos proprietários. 'Assim, estamos retirando as famílias indígenas que vivem em beira de estrada', destacou Zimmermann. O secretário salientou que a desapropriação da área de Coxilha da Cruz está parcialmente acertada e que em Inhacapetum o processo já foi finalizado. 'Essa é mais uma realização que envolve o patrimônio público e que visa à descentralização do desenvolvimento econômico e social, à garantia do direito à terra e à preservação das diferentes culturas e etnias gaúcha', disse o secretário da Administração e Recursos Humanos, Marco Maia. A formalização do processo de desapropriação dessas áreas teve início em 29 de novembro do ano passado.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.