De Povos Indígenas no Brasil

News

Mudanças na casa

28/01/2002

Fonte: Correio do Tocantins-Palmas-TO



Em reunião com a Funai e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) representantes das tribos Xicrim e Gavião pediram o afastamento do órgão de saúde da Casa do Índio, na Folha 6, o que deve ocorrer até segunda-feira, 28 de janeiro. Dessa data em diante, e por exigência da associação xicrim Bep-Noi, o atendimento médico passa a ser feito pela Companhia Vale do Rio Doce. Através de convênio com a Associação dos Povos Indígenas do rio Tocantins (Apito), desde março passado 23 servidores da Funasa atendiam na Casa do Índio as etnias Surui, Xicrim, Guarani, Aticum, Guajajara e Gavião, distribuídas em oito aldeias.
Com a mudança, e sob administração direta da Funai, o espaço volta a ser abrigo temporário (uma casa de trânsito para quem estiver tratando de interesse urgente em Marabá) e deixa de ser residência fixa de grupos indígenas como viria acontecendo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source