De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Kayapós suspeitam que funcionário da Funai esteja envolvido em grilagem de terras indígenas

29/08/2006

Autor: Julio Cruz Neto

Fonte: Radiobras



Aldeia Kikretum (Pará) - A Operação Kayapó, que combate grilagem, garimpo e extração ilegal de madeira em terra indígena no sul do Pará, descobriu até agora 19 trabalhadores, sete suspeitos de serem mandantes e cinco suspeitos de grilagem atuando na região. Lideranças kayapó da aldeia Kikretum afirmam que um dos flagrados é irmão de um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região e pedem a demissão do funcionário. Suspeitam que ele também esteja envolvido nas ilegalidades na terra indígena.

A equipe da Funai que visitou a aldeia Kikretum na semana passada ficou sabendo da novidade assim que desembarcou no local. O presidente da Funai, Mércio Gomes, prometeu investigar e mencionou a possibilidade de demissão.

“Não sabemos ainda que participação o funcionário da Funai tem, achamos que não tem nenhuma. Vamos abrir sindicância. Em havendo [participação], o procedimento é abrir um processo administrativo disciplinar, que pode levar à demissão”, explicou Gomes. “Mas, a princípio, ninguém é responsável pelo irmão”.

A reportagem viajou a convite da Fundação Nacional do Índio (Funai).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.