De Povos Indígenas no Brasil

News

Senado aprova projeto que autoriza hidrelétrica em RR

21/12/2006

Autor: Carvílio Pires

Fonte: Folha de Boa Vista



O plenário do Senado aprovou o parecer do senador Romero Jucá (PMDB) ao projeto de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) que autoriza a construção de usina hidrelétrica na cachoeira do Tamanduá, no rio Cotingo, em Roraima. Agora, a matéria será apreciada pela Câmara dos Deputados.

O texto prevê que, antes de qualquer aproveitamento, sejam feitas audiências com as comunidades da região uma vez que o potencial hidrelétrico é localizado em área indígena. Além disso, exige a definição de acordos, no sentido de respeitar as comunidades.

"É indispensável respeitar os interesses indígenas, os legítimos ocupantes daquelas terras, mediante o consentimento das comunidades afetadas e conveniente compensação financeira pela utilização dos cursos de água para a produção de energia elétrica", alertou Jucá.

O parecer aprovado pelo Senado exige: audiência prévia das comunidades indígenas acompanhadas pela Assembléia Legislativa de Roraima; aprovação pelo Congresso Nacional dos termos dos acordos propostos; que o órgão indigenista adote medidas específicas de proteção à integridade física, socioeconômica e cultural dos povos indígenas; e o órgão competente realize estudo e relatório de impacto ambiental.

O senador Mozarildo Cavalcanti disse que o projeto de sua autoria é o primeiro passo para a construção da Hidrelétrica do Tamanduá, tirando Roraima da dependência energética. Ele acredita que a construção de uma hidroelétrica naquela região contribuirá de forma ampla e positiva com o desenvolvimento.

"O Estado compra energia da Venezuela a preço muito bom, mas não pode ficar dependente desse fornecimento como o Brasil está em relação ao gás da Bolívia. Além disso, a posição estratégica de Roraima na América Latina e a recente inserção da Venezuela no Mercosul despertam interesses de empreendedores e a maior oferta de energia atrairá novos investidores. Fora isso, Roraima estará contribuindo para reduzir os efeitos de possíveis novos apagões no Brasil", declarou o senador.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source