De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Kaingang batem recorde na colheita de soja no Paraná

29/05/2002

Fonte: Site da Funai



Os índios Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras despontam como os maiores produtores de soja do município de Nova Laranjeira, no Paraná.Eles estão comemorando a colheita de 8.330 sacas numa área de plantio de 180 hectares e se preparam para tentar dobrar a produção na próxima safra. A produção é auto-suficiente e todos os equipamentos estão sendo adquiridos pela Associação Kaingang do Rio das Cobras, presidida pelo cacique Neoli Olíbio.

Há quatro anos, a associação, incentivada pelo chefe do Posto Indígena da Funai, Martin Rodascki, que assumia a função com a vontade de trabalhar a valorização da etnia Kaingang, começou a incrementar o plantio da soja. Inicialmente, os índios tiveram o apoio da Funai na cessão de equipamentos. Hoje, todo o maquinário foi comprado com recursos da associação indígena, que possui caminhão graneleiro, colheitadeiras, espalhadores de calcário e tratores. Todos os índios que trabalham na produção recebem salário. Até hoje, a associação investiu todo o resultado das colheitas. Só após a ampliação para 400 hectares é que os lucros começaram a ser divididos na comunidade.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.