De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Lideranças indígenas apresentam projeto piloto ao governador

18/02/2008

Fonte: Agora MS



Foi apresentado hoje (18) ao governador André Puccinelli pelo presidente da Associação Estadual dos Direitos das Comunidades Indígenas, Danilo de Oliveira Luiz, o projeto piloto "Mudando Minha História". A reunião contou com a participação da Secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib e várias lideranças indígenas.

O projeto piloto tem como finalidade promover atividades diárias aos jovens índios, para que eles se afastem da marginalidade; educação alimentar, baixando índice de diabéticos e hipertensos; informar e enfatizar a importância do planejamento familiar e formar mão-de-obra indígena qualificada, para ocupar o mercado de trabalho. Em um primeiro momento, o "Mudando Minha História" deve atender os 11 mil índios Guarani e Kaiowá que moram nas aldeias Jaguapirú e Bororó, localizadas na região da Grande Dourados.

Segundo o presidente da Associação Estadual dos Direitos das Comunidades Indígenas, Danilo de Oliveira Luiz, hoje os programas que o Estado oferece atendem às necessidades imediatas da população indígena e com esse projeto em andamento são resultados que poderão ser identificados a médio e longo prazo. "Nenhum governo até hoje havia nos dado oportunidade de apresentarm aquilo desejamos para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tenho certeza que com o apoio do governador André Puccinelli poderemos ter novas perspectivas", relatou o presidente.

Durante a reunião ficou definido pelo governador que o projeto vai ser reformulado. Para que isso aconteça foi montada uma equipe que será coordenada pela Secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib, e terá representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Habitação (SEHAB), Agência Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e representantes indígenas.

O projeto piloto com as alterações necessárias deve ser apresentado no dia 30 de março ao governador, que encaminhará ao governo federal. Segundo André, uma das prioridades neste programa são os cursos profissionalizantes, como técnico agrícola e informática.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.