De Povos Indígenas no Brasil

News

Pajé quer de volta sangue de irmãos

23/08/2002

Fonte: A Crítica, Cidades, p. C3



Pajé quer de volta sangue de irmãos

O pajé Davi Kopenawa, da aldeia ianomâmi de watoriki, criticou ontem a biopirataria e a violação dos direitos genéticos dos povos indígenas. Davi quer de volta o sangue de seus irmãos levado por pesquisadores norte-americanos para fazer estudos genéticos fora do País, há alguns anos. Davi quer que a sociedade, o povo brasileiro e autoridades ajudem a pressionar os Estados Unidos para resgatar os bens indígenas roubados.
Davi é um dos 40 líderes espirituais que participam da 1ª Conferência de Pajés. O evento será encerrado com uma confraternização entre tribos no Ariaú Towers, na maloca dos Tarianos, no domingo, dia 25. Davi tem um currículo extenso de luta contra a destruição dos ianomamis e o saber xamanístico. Tornou-se o porta-voz da nação no Brasil e no mundo e tem levado suas reivindicações por onde anda.
Marcos Terena, um dos criadores do movimento indígena no Brasil e coordenador geral dos direitos dos povos, disse que discutir, debater e expor propostas para a preservação do conhecimento tradicional, a etnobiologia, uma ciência empírica e milenar, é um dos passos importantes para levantar um tema escondido, mas tão importante: a soberania dos índios e do próprio Brasil.
Para o diretor do Inpa, Marcus Barros, chegou a hora de realizar uma integração indígena, preservando a natureza e o Estado contra a biopirataria. "O mais seguro é o casamento entre a segurança clássica e o conhecimento tradicional. Esse é um resgate que o Governo do Estado começa a fazer e que temos de acompanhar porque a tecnologia internacional avança muito rápido e tem domínio sobre a Amazônia", diz.

A Crítica, 23/08/2002, Cidades, p. C3
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source