De Povos Indígenas no Brasil

News

Sete pescadores continuam reféns de indígenas no Nortão

29/04/2008

Autor: Tania Rauber

Fonte: Só Notícias



Índios da etnia rikbaktsa ainda mantém reféns sete pescadores na aldeia Pé do Mutum, em Juara (300 km de Sinop). Desde domingo, o grupo está impedido de sair da comunidade, de difícil acesso. Para chegar até o local, é necessário deslocar-se 90 km por estradas de terra depois de Juina (à 730 km a noroeste de Cuiabá) e mais 30 minutos de barco nas águas do Rio Juruena.

Conforme Só Notícias já informou, os indígenas cobram a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Brasília, Polícia Federal, Ibama, Casa Civil e Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) para discutir a fiscalização dos crimes ambientais na região.

Eles alegam que os pescadores estavam fazendo pesca predatória, com espinhéis e outros materiais. Eles mantém contato via rádio e teriam informado que os reféns estão sendo alimentados e não sofreram nenhum tipo de agressão, mas não aceitam negociar com a Funai e polícia local.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source