De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Comitê Yanomami promove oficinas de trabalho

29/08/2008

Fonte: Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br



O comitê Yanomami reúne os servidores dos setores ligados ao Distrito Sanitário Especial Yanomami (Dsei Y) para definir, através de oficinas de trabalhos setoriais, as propostas que serão levadas para a reunião do Comitê a ser realizada no dia 5 de setembro.

As reuniões setoriais iniciaram na tarde desta quinta-feira, dia 28, e prosseguem por todo o dia de sexta, dia 29, e são comandadas pelos facilitadores que foram capacitados pela coordenação em curso realizado na tarde de quarta-feira.

Ao todo foram capacitados seis servidores da Core, da Casai e da CCPY, no Curso de Facilitadores, para promoverem as oficinas que levantarão as propostas para a reunião do Comitê Yanomami.

As reuniões setoriais acontecem em seis locais da Core, sendo na sala do Controle Social a reunião com servidores do Controle Social e da Capacitação e que terá Lídia Montanha (CCPY) como facilitadora.

No auditório se reúnem os participantes da Coordenação Técnica e Epidemiologia com o facilitador Helder Almeida (Asplan). Na sala do Dsei Y, o facilitador Carlos Fernandes reúne servidores do Dsei Y, Casai e Serviço Social. Na sala da Ascom, o pessoal da Entomologia e do Laboratório se reúne com o facilitador João Teixeira.

Os servidores da Administração e da Farmácia se reúnem na sala da Farmácia com a facilitadora Alexandra Moura e, os servidores do setor de Operações e Almoxarifado terão a coordenação da facilitadora Elaine Florêncio na Casa de Apoio da Secoya. Ao todo serão 61 servidores envolvidos diretamente na elaboração do diagnóstico.

"Com as oficinas de trabalho poderemos ter um diagnóstico mais preciso da realidade de cada setor e estes serão levados para a reunião do dia 5 de setembro para serem filtrados e traçarmos o plano de metas para cada setor dentro do plano de implantação do novo modelo de gestão desta Core", explicou o coordenador Marcelo Lopes.

Ele lembrou que o Comitê Yanomami foi criado através da Portaria 154 de 25 de julho de 2008 e tem o objetivo de elaborar o diagnóstico situacional; fazer o modelo de gestão; plano de atendimento as reivindicações apresentadas no Conselho Distrital e implantação do novo modelo de gestão. "Estabelecemos o prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos", disse o coordenador.

Também na portaria foram designados os membros efetivos e suplentes da Comissão que é formada por servidores da Coordenação Regional de Roraima da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), das conveniadas que prestam assistência à saúde indígena Yanomami (Diocese, Secoya e IBDS) e das associações de proteção aos índios Hutukara e Ayrca.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.