De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Encurralados por madeireiros e petrolíferas no Peru, índios isolados avançam sobre a fronteira e entram em conflito com Kaxinawás do Acre

20/10/2008

Autor: Rafael Galdini

Fonte: Portal Ecos - www.rafael.bio.br/ecos/



Mâncio Lima (AC) - Os índios isolados habitantes da fronteira Brasil-Peru chamaram a atenção nacional no último mês de Maio, depois que uma de suas aldeias foi fotografada pela FUNAI durante um sobrevôo. Nos últimos meses, fugindo da intensificação dos conflitos com madeireiros no lado peruano, os isolados travaram contatos não-amistosos com aldeias do povo Huni Kuin (Kaxinawá) do Alto Tarauacá e Jordão. Lideranças kaxinawás partipantes da reunião do Grupo de Trabalho Transfronteiriço realizada na semana passada na TI Puyanawa alertam para uma situação de tensão crescente e fazem apelos para evitar uma tragédia que poderá ocorrer se não houver um reconhecimento imediato do problema e apoio efetivo das autoridades estaduais e federais. É imprescindível um trabalho conjunto com o Peru, pois os índios isolados estão invadindo as Terras Indígenas brasileiras ao fugir das perturbações geradas por madeireiras e por empreendimentos petrolíferos no país vizinho. Segundo a Profa. Heidi Berg, da Universidade Federal do Acre, "considerando o contexto sócio-político que origina a fuga dos índios isolados para o território brasileiro, eles podem vir a ser reconhecidos como refugiados".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.