De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios yanomami vão aos Estados Unidos

12/11/2002

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



Os professores Antônio Yanomami, da maloca Ajuricaba, e Dário Yanomami, da maloca Demini, mais o agente de saúde Geraldo Yanomami, de Toototobi, vão embarcar dia 31 para a cidade de Cambridge, nos Estados Unidos.

Acompanhados do coordenador do Projeto de Educação Yanomami da Comissão Pró-Yanomami (CCPY), Marcos de Oliveira, o grupo foi convidado pela entidade norte-americana de defesa das minorias étnicas Cultural Survival.

O objetivo da visita é divulgar o modo de vida e os problemas que os Yanomami enfrentam por causa do contato com a sociedade não-índia, conforme noticiou a CCPY em um boletim interno, de Brasília. Durante o encontro, eles vão se reunir com professores e estudantes norte-americanos.

A visita foi organizada pela CCPY, que promove o Projeto de Educação Intercultural Yanomami (PEI) nas malocas Demini, Toototobi, Balawaú, Homoxi, Alto Catrimani e Paapiú (Roraima).

A iniciativa tem como finalidade também adquirir equipamentos de informática que facilitem a elaboração de documentos e material didático para desenvolver o projeto pedagógico junto a essa técnica.

"A CCPY buscou parceiros para atender a demanda dos professores Yanomami. Dentre as várias instituições contatadas, a Cultural Survival comprometeu-se a encabeçar uma campanha entre professores e estudantes norte-americanos do ensino secundário para angariar recursos para a compra de computadores", afirma o coordenador no boletim.

Na campanha, os Yanomami vão apresentar as características culturais do grupo e mostrar as necessidades pedagógicas. Além disso, devem expor ao corpo docente e discente daquela entidade a diversidade dos povos indígenas da Amazônia.

Essa Organização Não-Governamental quer estimular o ativismo social dos estudantes e professores nos Estados Unidos. Os estudantes norte-americanos terão oportunidade de interagir com os representantes dos Yanomami e aprender mais sobre os Direitos Indígenas na América do Sul.

O encontro deverá facilitar o trabalho de professores e estudantes que se comprometerão em promover campanhas nos Estados Unidos em favor dos Yanomami. A campanha da entidade terminará em dezembro.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.