De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios Tuxá desocupam sede da Chesf e marcam reunião para dia 18

10/11/2008

Fonte: Correio da Bahia - correio24horas.globo.com



Os índios da tribo Tuxá que estavam ocupando os prédios da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) desde a noite de domingo (9) deixaram a empresa na noite desta segunda, depois de marcar uma reunião com a diretoria da Chesf e o Ministério Público Federal (MPF) para o próximo dia 18.

O encontro, que será na sede da Polícia Rodoviária de Salvador, foi decidido após uma reunião por videoconferência nesta tarde. Na data, eles irão discutir sobre a indenização para as famílias que tiveram as terras inundadas durante a construção da Usina Hidrelétrica de Luiz Gonzaga (PE). em 1988. O MPF ajudou nas negociações.

Um dos líderes indígenas, Francisco Tuxá, declarou ao portal Ibahia que as novas gerações não foram contempladas no primeiro acordo de indenização e que a Chesf se comprometeu a arcar com os custos dos transportes dos índios para Rodelas, de onde vieram, e também irá reembolsar o que eles gastaram para vir.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.