De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Expedição Yanomami - cultura e aventura na viagem pela VE

24/04/2009

Autor: Shirleide Vasconcelos

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=60623




Conhecer os povos Yanomami, seus costumes e ainda pernoitar nas comunidades indígenas - é um dos passeios turísticos procurados por estrangeiros ultimamente.

O dono da agência de uma viagem em Boa Vista que faz esta excursão, Magno Souza, explica que o roteiro é feito pela Venezuela porque no Brasil não há regulamentação de turismo em terra indígena, enquanto que no país vizinho isto é possível mediante consulta prévia.

Souza afirma que o turismo étnico é bastante procurado por cientistas e outros profissionais estrangeiros.

Por ano são realizadas duas expedições em períodos diferentes saindo de Boa Vista ou diretamente da Venezuela. Os serviços oferecidos neste passeio são: hospedagem na capital roraimense, em Bolívar e Ayachucho - na Venezuela; alimentação, transfers rodoviários, aéreos e fluviais, guia em todos os percursos, infra-estrutura de camping e seguro-viagem.

A expedição é cheia de aventuras, destinada para quem gosta de experiência em selva porque no trajeto é preciso enfrentar chuvas, mosquitos, calor a falta de conforto é considerado o tempero do passeio. As pernoites são em redes ou barracas nas praias dos rios (quando não há muitas chuvas) ou nas malocas.

Nos dias em que o grupo fica na comunidade, há participação das atividades dos yanomami, inclusive conhecendo sua cultura. A população de Yanomami no Brasil e Venezuela é de 26 mil pessoas, mas a excursão inclui somente os índios da área venezuelana.

Conforme Souza, os turistas se moldam aos costumes dos yanomami durante as visitas, sempre com respeito. As fotos ou imagens do local só acontecem quando o cacique dá a permissão.

O programa de expedição é de nove dias, sendo no primeiro dia a recepção em Ayacucho e transferência para hotel e pernoite. Entre o segundo e oitavo dias ocorrem a ida e volta para as comunidades. No trajeto são utilizadas aeronaves e canoas e os visitantes têm a oportunidade de conhecer as belezas naturais do local.

Devido à necessidade de consulta antecipada a reserva para a expedição deve ocorrer com 60 dias.
O valor da expedição saindo de Boa Vista, é de R$ 2.660,00 - individual para um grupo de quatro pessoas. As reservas são feitas pelo telefone 3624- 9611.

Roteiro da expedição

Primeiro dia - recepção na Venezuela e transferência para hotel

Segundo dia - embarque aéreo com destino à La Esmeralda, de onde sai numa embarcação fluvial por duas horas no rio Orinoco e em seguida pelo braço do rio Casiquiare. A pernoite é em Capibara.

Terceiro dia - Navega pelo rio Casiquiare e conhece a lagoa do rio Pasiba, a maior da região.

Quarto dia - encontro com os índios yanomami. O grupo dorme numa das comunidades.

Quinto dia - navega pelo rio Siapa, muito utilizado pelos índios yanomami. Dorme numa comunidade indígena.

Sexto dia - visita a outras comunidades yanomami pelo rio Siapa.

Sétimo dia - Desce o rio Siapa até o rio Casiquiare para pernoitar na comunidade Curripaca.

Oitavo dia - Visita ao Monumento Natural "Piedra de Kurimacare" e São Carlos de rio Negro - um povoado multiétnico.

Nono dia - vôo de volta para Puerto Ayacucho - encerramento da expedição.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.