De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

PF segue para área ocupada por índios em Rio Brilhante

09/09/2009

Autor: Helio de Freitas

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=265693



Pelo menos cinco viaturas da Polícia Federal em Dourados seguiram na manhã desta quarta-feira para o município de Rio Brilhante, onde 130 índios guarani-kaiowá ocupam a fazenda Santo Antonio de Nova Esperança.

No dia 24 de agosto, a presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, desembargadora Marli Ferreira, negou o recurso da Funai para manter os índios na área e determinou a reintegração de posse. Na semana passada, o juiz substituto da 2ª Vara Federal de Dourados, Fábio Rubem David Müzel, determinou que o oficial de Justiça fosse à área para cumprir a ordem do TRF, com o uso de força policial, se fosse necessário.

A área ocupada fica a pelo menos 3 km da BR-163. Os índios estão no local desde fevereiro de 2008. A fazenda invadida pertence aos herdeiros do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Dourados, José Cerveira, morto em 2001.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.