De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Comunidades indígenas investem em Turismo

02/11/2009

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=73446




Enquanto a legislação que prevê o planejamento de projetos voltados ao turismo em áreas indígenas permanece parada há 14 anos no Congresso, comunidades indígenas desenvolvem suas próprias iniciativas para receber visitantes de outras partes do Brasil e do exterior.

Com a ajuda do setor hoteleiro e de governos estaduais, algumas etnias têm explorado um negócio ainda sem regulamentação graças a um vácuo constitucional.

Apesar de uma das regras do Supremo Tribunal Federal (STF) como condição de permanência na reserva indígena Raposa Serra do Sol proibir o ingresso, trânsito e a permanência de não índios com cobrança de tarifa, os membros da comunidade sonham em implantar um projeto turístico na área.

Segundo o coordenador do Conselho Indigenista de Roraima, Dionito José de Sousa, da etnia Macuxi, o grupo já está preparando indígenas com formação em turismo para levar o projeto adiante e garantir a sobrevivência econômica da comunidade. "Não vamos deixar de garantir nosso sustento dentro da nossa terra", defende.

Os índios - cerca de 18 mil - já têm, inclusive, uma cooperativa que vem discutindo o tema desde o início do ano. A Funai na região ainda não foi convidada para tratar do assunto.

O secretário executivo do órgão, Gonçalo dos Santos, reforça que a Constituição prevê o uso sustentável da terra, mas não trata, especificamente, da exploração turística. "A atividade continua proibida até que haja uma lei, mas, enquanto isso, os órgãos competentes (Funai e Ministério da Justiça) têm que monitorar para evitar qualquer situação que traga perigo às comunidades".

Fonte: Correio Braziliense
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.