De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Operação da polícia tenta impedir possível invasão de índios em Buerarema

27/02/2010

Autor: Camila Oliveira, da Sucursal Itabuna

Fonte: A Tarde (BA) - http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1399003



Quinze homens da Polícia Federal e 30 da Polícia Militar ocuparam as principais entradas e o centro da cidade de Buerarema, 450 km de Salvador, na manhã deste sábado, 27, para tentar impedir uma possivel invasão indígena no centro da cidade. A operação das polícias foi iniciada por volta das 6 horas.

De acordo com Andirley Lopes, Agente Especial da Polícia Federal, aproximadamente 70 carros, caminhões e ônibus foram revistados para impedir circulação de armas de fogo em Buerarema.

O clima está tenso no local desde o dia 19, devido à ocupação de duas fazendas pelos índios da tribo Tupinambá de Serra do Padeiro. O conflito entre índios e fazendeiros deixou quatro produtores rurais feridos - Edvan Moreira, Hypérides da Silva Magalhães, conhecido como "Péu Magalhães", Ivanilson Almeida Santos e Alfredo Falcão. Os produtores foram atingidos na mão, braço, rosto e cabeça, mas não correm risco de morte.

Segundo testemunhas, que preferem não ser identificadas, há pelo menos mais uma pessoa desaparecida. De acordo com o delegado da Polícia Civil de Buerarema, Pedro Chaouí, não foi registrado nenhum caso de morte ou desaparecimento de produtores rurais na delegacia da cidade.

A operação se encerrou às 12 horas da tarde e, segundo informações da Polícia Federal, outras ações serão feitas para tentar amenizar o confronto.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.