De Povos Indígenas no Brasil

News

Autoridades discutem fim da busca ao índio xavante

23/05/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



Uma reunião na próxima quarta-feira vai definir se as buscas ao índio Joaquim Xavante, de 72 anos, devem ou não continuar. O desaparecimento ocorreu há quase dois meses e não há pistas sobre o que pode ter ocorrido com ele.

A decisão foi tomada ontem durante reunião entre autoridades ligadas à questão, entre elas representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Funai, Polícia Federal, e secretários de Estado, com o governador Blairo Maggi.

O sumiço ocorreu em Primavera do Leste (244 km ao Sul de Cuiabá) no dia 2 de abril e desde então instalou-se um conflito na região.

Índios invadiram propriedades e levaram máquinas e automóveis dos fazendeiros, saquearam fazendas e até extorquiram dinheiro, mediante ameaças.

Ao final da reunião, ficou definido que será formada uma comissão paritária, com representação do Governo do Estado, para buscar uma solução pacífica para o problema. E a primeira providência será promover uma reunião com os líderes indígenas para discutir esses problemas.

O presidente da Funai, Eduardo Almeida, disse que vários fatores devem ser considerados nesse caso para evitar que o conflito ganhe maiores proporções, principalmente porque as informações dão conta de que os índios estariam ingerindo bebida alcoólica em larga escala na aldeia.

Outra exigência dos xavantes é a redemarcação da Reserva Sangradouro, que eles ocupam na região. Há informações, inclusive, de que eles não pretendem devolver as máquinas subtraídas das fazendas, enquanto não for resolvida essa questão.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source