De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Garimpeiros estavam vivendo nos barracos em situação insalubre

29/06/2010

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/



Em uma das regiões indígenas onde as áreas de garimpo foram desativadas, o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Franklimberg, relatou que a situação de sobrevivência dos garimpeiros e das cozinheiras era realmente insalubre.

Além do isolamento com o resto do mundo, os homens e mulheres que arriscavam a vida diariamente se acomodavam em instalações bem precárias e improvisadas, com pequenos barracos de lonas que serviam como moradia, em locais bastante úmidos.

No momento da chegada das equipes, alguns precisaram inclusive de atendimento médico de urgência. Alguns deles estavam tossindo muito com febre e outros tinham alguns ferimentos pelo corpo. Apesar de possuírem equipamentos de comunicação, o socorro nem sempre chegava de imediato.

Como o abastecimento de alimentos também era realizado por aeronaves, quando as comidas eram jogadas no acampamento, pela altura, algumas acabavam ficando destruídas.

Nas imagens divulgadas pela assessoria do Exército, pode-se observar que, pela falta de refrigeração, as carnes consumidas pelos garimpeiros, em sua maioria, eram provenientes de caça.

"Quando nossas equipes identificam os locais, alguns garimpeiros ainda conseguem fugir, mas posso garantir que nossa intenção não é mal-tratar, de forma alguma, qualquer uma dessas pessoas, e sim desativar os garimpos ilegais", frisou Franklimberg.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=89333
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.