De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Projeto realizado pela Core/RS é semifinalista do Prêmio Cultura Viva

30/09/2010

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br



O Projeto Saúde Kaingang em Porto Alegre: Conviver para viver melhor, realizado pela Coordenação Regional da Funasa no Rio Grande do Sul (Core/RS), é um dos semifinalistas da terceira edição do Prêmio Cultura Viva, projeto idealizado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Petrobras. Essa edição contou com 1.794 trabalhos inscritos, oriundos de cerca de 750 municípios brasileiros.

O prêmio tem por objetivo reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais que ocorrem em todo o território brasileiro e dessa vez buscou iniciativas que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação, dividindo-se em quatro categorias: Gestor público, Grupo informal, Organização da Sociedade Civil e Ponto de Cultura. O Projeto-piloto de saúde mental, que se enquadrou na categoria Grupo informal, aconteceu na Terra Indígena Fág Nhin, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre/RS.

A ação foi realizada pela Funasa com lideranças Kaingang, juntamente com o curso de mestrado em Psicologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Núcleo de Saúde Indígena da Escola de Saúde Pública do RS.

A atividade reuniu a comunidade semanalmente durante seis meses (de maio a outubro de 2009) a fim de resgatar sua cultura por meio de debates, práticas de culinária tradicional e reflexões sobre a vida e a saúde na comunidade, apontando caminhos para políticas públicas de saúde indígena relacionadas ao campo da saúde mental na rede básica da cidade.

A divulgação dos finalistas deve ocorrer no mês de novembro e a divulgação do vencedor, no início do mês de dezembro, segundo a organização do Prêmio.

A premiação para o primeiro colocado de cada categoria é de 40 mil reais.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=685
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.