De Povos Indígenas no Brasil
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Professores e agentes de saúde Yanomami têm curso de manutenção de sistemas de energia solar
24/09/2003
Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami-Boletim 43-Boa Vista-RR
Um grupo de 19 Yanomami, entre professores e agentes de saúde, das áreas Demini, Parawa u, Toototobi, Homoxi, Surucucus, Hakoma e Paapiú, participou do primeiro curso preparatório para manutenção de sistemas de energia solar, realizado de 1º a 4 de setembro. A pedido da Comissão Pró-Yanomami (CCPY), o curso foi promovido pelo engenheiro de energia solar, Jörgdieter Anhal, do Instituto de Desenvolvimento de Energias Renováveis (IDER)- Ceará, responsável pela instalação dos sistemas em alguns postos da Terra Yanomami. Anhal contou com a colaboração dos assessores Luís Fernando Pereira e Simone de Cássia Ribeiro do programa de educação da CCPY.
O curso teve por objetivo dar maior autonomia aos Yanomami no gerenciamento das infraestruturas dos postos de atendimento instalados em sua terra. Estes postos contam com sistemas de captação e armazenamento de energia solar para contemplar as necessidades dos programas de saúde, educação e resgate ambiental desenvolvidas em prol das comunidades por profissionais yanomami e não-yanomami. A energia solar é uma solução racional e não poluente, ao contrário do uso de geradores movidos a óleo diesel.
Como resultado do curso, a primeira instalação de um sistema de energia solar por técnicos yanomami terá lugar em Paapiú pelos dois representantes da região presentes no curso. Os outros técnicos yanomami usarão seus conhecimentos para assegurar a manutenção de sistemas já existentes nos postos de suas regiões.O tema do curso exigiu dos Yanomami a aprendizagem de conceitos técnicos complexos e rendeu excelentes resultados graças à didática utilizada, que realçou o valor da prática. Os participantes montaram sistemas de energia solar completos, contando com material traduzido para suas línguas sobre todos os procedimentos necessários.
No processo de reinterpretação de conceitos técnicos, como captação de energia solar, voltagem e amperagem, além das denominações dos componentes do sistema, os Yanomami elaboraram textos explicativos na sua língua e esquemas específicos, contribuindo, assim, para aperfeiçoar a primeira versão do manual de energia solar yanomami que está sendo elaborado na sua língua.
Ao término dos trabalhos, os grupos de alunos levaram às suas respectivas regiões uma caixa contendo ferramentas como multímetro, chaves de fenda, inglesa e de boca, alicate, canivete e descascador, de modo a dar continuidade aos trabalhos e fazer a manutenção dos sistemas solares já instalados.
O curso teve por objetivo dar maior autonomia aos Yanomami no gerenciamento das infraestruturas dos postos de atendimento instalados em sua terra. Estes postos contam com sistemas de captação e armazenamento de energia solar para contemplar as necessidades dos programas de saúde, educação e resgate ambiental desenvolvidas em prol das comunidades por profissionais yanomami e não-yanomami. A energia solar é uma solução racional e não poluente, ao contrário do uso de geradores movidos a óleo diesel.
Como resultado do curso, a primeira instalação de um sistema de energia solar por técnicos yanomami terá lugar em Paapiú pelos dois representantes da região presentes no curso. Os outros técnicos yanomami usarão seus conhecimentos para assegurar a manutenção de sistemas já existentes nos postos de suas regiões.O tema do curso exigiu dos Yanomami a aprendizagem de conceitos técnicos complexos e rendeu excelentes resultados graças à didática utilizada, que realçou o valor da prática. Os participantes montaram sistemas de energia solar completos, contando com material traduzido para suas línguas sobre todos os procedimentos necessários.
No processo de reinterpretação de conceitos técnicos, como captação de energia solar, voltagem e amperagem, além das denominações dos componentes do sistema, os Yanomami elaboraram textos explicativos na sua língua e esquemas específicos, contribuindo, assim, para aperfeiçoar a primeira versão do manual de energia solar yanomami que está sendo elaborado na sua língua.
Ao término dos trabalhos, os grupos de alunos levaram às suas respectivas regiões uma caixa contendo ferramentas como multímetro, chaves de fenda, inglesa e de boca, alicate, canivete e descascador, de modo a dar continuidade aos trabalhos e fazer a manutenção dos sistemas solares já instalados.
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