De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Projeto incentiva o Yanomami a pintar os desafios da floresta

19/10/2011

Autor: Neidiana Oliveira

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/



O artista plástico Max Delly, que há 12 anos trabalha a arte em grafite no Estado, tem dedicado parte do seu tempo de maneira independente à pintura e a oficinas destinadas a comunidades indígenas de Roraima, por meio do projeto "O Yanomami pinta os desafios da floresta".

Segundo o artista, a ideia do projeto surgiu a partir de uma breve conversa sobre os trabalhos enviados à Fundação Nacional da Arte (Funart), que priorizam as comunidades indígenas com atividades de relevância mostrando a diversidade cultural predominante na região.

"Como sou admirador nato do povo Yanomami, o qual é fonte de inspiração na minha carreira, resolvemos criar um projeto de arte ofertado a este povo, pois eles mesmo, com as novas tecnologias, permanecem e preservam a cultura tradicional", afirmou.

O projeto "O Yanomami pinta os desafios da floresta" foi selecionado no ano passado pela Funart, por meio do Projeto Mais Cultura - Amazônia Legal - Micro projetos, e recebeu um montante de R$ 17 mil, para a realização das atividades de pintura e grafitismo nas comunidades indígenas do Estado.

A proposta foi mostrar a realidade daquele povo, as necessidades e as carências, através de desenhos em forma de pinturas ou grafites, produzidos em quadros de tecido, utilizando materiais reciclados em quatro telas de 3 metros de comprimento por 1,70 de altura.

"Como não tínhamos condições de visitar todas as comunidades, devido às dificuldades de acesso, esperamos a primeira oportunidade para executarmos. Então ficamos sabendo que haveria um encontro de professores indígenas, na Malacacheta, no Município do Cantá, daí começamos a trabalhar", destacou.

Delly comentou que participaram da iniciativa cerca de 60 professores indígenas, representantes de todas as comunidades. "As atividades foram realizadas em dois finais de semana, com teoria e prática, contendo as técnicas de grafite, mas lembramos que os desenhos foram criações deles mesmos, os quais retratam a vivência deles", frisou.

Para mostrar o resultado do trabalho está sendo realizada uma exposição itinerante. A abertura ocorreu no dia 17, às 18h, no ciclo básico I, auditório I da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e contou com a presença dos alunos Yanomami na cerimônia.

A exposição ficará neste local até sexta-feira, 21. Já do dia 24 a 28, a exposição será feita na Universidade Estadual de Roraima (UERR) e, do dia 31 a 04 de novembro, na Escola Estadual Monteiro Lobato.

O trabalha contou com o apoio da Funarte - Projeto Mais Cultura - Amazônia Legal - Micro projetos, UFRR, UERR, Hutukara Associação Yanomami, ISA, Pólo Arte na Escola.


http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=118011
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.