De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

A visão fragmentada da escola

18/08/1991

Autor: BETTO, Frei

Fonte: Diário Popular (São Paulo - SP)



Documentos anexos


O autor do artigo, Frei Betto, comenta o processo de ensino da sociedade nacional através ótica da divisão social do trabalho, o que faz com que, portanto, seja admissível que o cotidiano indígena não conte com um momento escolar separado das outras esferas da vida. O resultado dessa divisão cartesiana e funcionalista, presente no primeiro caso, para Frei Betto é o processo de fragmentação da realidade. O artigo aborda problemáticas presentes nessa forma de educação, utilizando o exemplo indígena justamente como um contraponto.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.