De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Piloto que estava retido por indígenas em aldeia yanomami no Amazonas consegue fugir

07/06/2011

Autor: Elaíze Farias

Fonte: A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/



O avião e o piloto estavam na aldeia localizada no município de Barcelos há pouco mais de uma semana

O piloto da empresa Roraima Táxi Aéreo, que estava retido desde o último dia 30 em uma aldeia indígena yanomami no Amazonas conseguiu fugir do local no início da manhã desta terça-feira (07).

Segundo informações de Dário Kopenawa, da Hutukara Associação Yanomami, localizada em Boa Vista (RR), Tássio Souza conseguiu pegar as chaves, retirou os pedaços de madeira jogados na pista e decolou por volta de 5h.

Kopenawa disse que no momento da fuga os indígenas estavam dormindo. A fuga do piloto causou ainda mais revolta nos indígenas da aldeia Watoriki, localizada na região do município de Barcelos, no Amazonas, segundo Kopenawa.

A coordenação da Roraima Táxi Aéreo confirmou ao portal acritica.com a fuga do piloto, mas não quis dar mais detalhes sobre a ação.

Segundo a coordenação, o piloto está em casa, descansando, mas no início da tarde ele vai prestar depoimento na Polícia Federal.

Apesar de o piloto ter conseguido sair da aldeia, a Roraima Táxi Aéreo vai permanecer com os vôos às aldeias yanomami localizadas em Roraima e no Amazonas suspensos porque, segundo a empresa, os indígenas continuam ameaçando reter outras aeronaves.

Os indígenas querem a permanência de Joana Claudete na Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e tentam, desde a semana passada, uma audiência com o ministro da saúde, Alexandre Padilha.


http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Piloto-indigenas-yanomami-Amazonas-consegue_0_494950549.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.